terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mutilação



Não consigo entender esta fúria que tomou conta de quem manda na manutenção dos espaços verdes na cidade onde moro (Alverca).

Eles chamam-lhe poda, desmatação ou, pior ainda, limpeza! Eu chamo-lhe mutilação.



Alguém me pode explicar o porquê de se deixar as árvores e arbustos completamente "depenados"??


 
Até há uns anos atrás, Alverca era conhecida por "cidade verde", esse slogan até era apregoado em cartazes espalhados pela cidade. E na verdade a cidade (ainda) tem muitos espaços verdes, mas por este andar, parece-me que as coisas vão mudar em breve. Só gostava de saber a razão desta fúria destruidora. Sim, porque muitas destas árvores e arbustos ficam definitivamente arruinados com este "tratamento".
 
 
 





Estes arbustos, que dão (ou davam...) flores cor de rosa, ficaram reduzidos a uns troncos secos. E isto num local amplo, onde não estorvavam nada, bem pelo contrário, deixavam esta encosta mais bonita e colorida.


Agora pergunto: porque é que deixaram aqueles troncos secos ali no meio? Será que pensam que "aquilo" ainda vai ressuscitar, depois da maneira como foi cortada?


Por toda a cidade, é este o cenário:  arbustos decepados, reduzidos a uns tristes troncos com meia dúzia de folhas.


Isto foi o que restou de um outro arbusto que cresce muito e dá flores muito bonitas, mas que está constantemente a ser cortado rente, porque pelos vistos é considerado daninho. Em muitos sítios vejo estes arbustos enormes e cheios de flores coloridas, aqui em Alverca não têm hipóteses, são totalmente dizimados, como se fossem porventura uma planta carnívora!
Numa época que até é caracterizada por um aumentar das preocupações com a preservação da Natureza, não consigo entender porque é que por aqui se circula em contra-mão.

 
 
 

5 comentários:

Beth/Lilás disse...

Olá, Cláudia!
Mas isto é mesmo de uma ignorância total, as pessoas que estão a fazer este trabalho não são capacitadas e não tem qualquer gerenciamento.
Por aqui vemos coisas assim também, o Setor de parques e jardins de Niterói, onde moro durante a semana,deixa os operários completamente sem instrução neste sentido.
Pois eu vi na cidade de Blois na França, árvores tão bem cortadas, estava no final do inverno e foram todas preparadas para a próxima estação com o corte igual, parecia que tinha estendido uma linha sobre elas e ficavam harmonicas na paisagem.
Uma pena estas plantas assim mal podadas, vão ficar afetadas em seu crescimento e flores nem pensar para uma próxima estação!
Porque não envias estas fotos para a Prefeitura daí, garanto que poderá surtir algum efeito?
um abraço,carioca


Ivani disse...

Concordo com voce Claudia.
É um pecado o que eles fazem com suas árvores.
Nem imagino como seriam antes, mas acredito que eram bem mais bonitas.
Será ignorância de quem administra essa seção?
Só pode ser.
Um funcionário não sairia podando dessa maneira se não tivesse recebido ordens.
Uma pena.
Aqui em minha cidade isso não acontece. Ao contrário, se formos pegos podando uma árvore somos punidos com multa.
É proibido cortar sem falar antes com os técnicos da prefeitura.
Voces deviam reclamar, juntem-se e reclamem!
Um beijo querida, boa semana.

Calu Barros disse...

Claudia,
que coisa louca esta poda destrutiva. Pobres árvores,pobres arbustos.
Tem feitos preventivos que são incompreensíveis.
Tomara que alguém da ordem pública perceba o absurdo.
Bjos,
Calu

Bel Alves disse...

Que triste, pois agora é que podemos visualizar o verde e apreciar as flores...
Paz e bem

Cláudia Marques disse...

Caras amigas, estas fotos tiveram como objectivo, precisamente, serem enviadas para a Junta de Freguesia (Prefeitura). Só lamentos não bastam, há que agir. :)
Bjs